segunda-feira, 11 de maio de 2009

Escolha de um REA (Recurso Educacional Aberto): a opção pelas Wikis

Com base nos recursos disponibilizados, na pesquisa efectuada e na experiência (ainda incipiente...) de utilização das ferramentas no nosso FIEL01, optámos pelos Wikis, como REA de eleição!

Escusamo-nos apresentar uma definição já que esta informação está difundida um pouco por toda a Internet; ainda assim, podemos sempre consulta a
Wikipedia (outra wiki!) para obter esse esclarecimento, ou ver o vídeo que está neste blog. Em relação à Wikipedia, esta fornece-nos, também, informação sobre os diversos softwares wiki (a referência ao PBWorks foi adicionada por mim!!! Já se está mesmo a ver o porquê de tanto entusiasmo: até eu consigo editar uma Wiki!!! Entenda-se: se eu consigo, q u a l q u e r pessoa consegue!).

Mas não é por uma questão de facilidade que escolhemos os Wiki como REA. Existe um conjunto de razões que presidiram à opção pelo software Wiki e, mais concretamente, à escolha do
PBWorks como REA para utilização numa Unidade Curricular, daí já termos criado um Wiki:
o "nosso" politicaspublicas.pbworks.com!!! (ainda em construção :-);-))

Eis, então, alguns dos critérios de selecção do PBWorks:

  • É um software gratuito! Se pensarmos nos "bem ditos" constrangimentos orçamentais, esta é uma opção a considerar, de facto;
  • Não necessita de estar alojado num servidor (ainda que sua "inserção" numa plataforma como o Moodle aumente o potencial criativo) pois funciona com base num software colaborativo e é acessível através de qualquer PC com ligação à Internet;
  • O PBWorks é uma página web que pode ser editada por várias pessoas - essa é, pelo menos, a natureza e o espírito dos Wikis;
  • Existe a possibilidade de definir diferentes níveis de autorização para a edição, consulta, inserção ou redacção de conteúdos, o que joga a favor de algum "controlo" sobre as possíveis tentativas de vandalização do wiki;
  • Contempla a possibilidade de inserção de apresentações de PowerPoint, vídeos, imagens, documentos tipo "Sebenta"/Manual, ou mesmo artigos científicos de referência, actividades pedagógicas, etc., etc., etc.;
  • Fomenta a criação de verdadeiras comunidades educativas colaborativas e participativas, onde os alunos passam a estar envolvidos, também, na definição dos conteúdos, o que permite transformar as aulas, de locais de ensino, em locais de aprendizagem!

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